Escolha uma Página

Muitos sabem que a prática de exercícios físicos ajuda na saúde e libera endorfina, que é um hormônio do corpo humano responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar, gerando alívio e relaxamento.

Esse hormônio é conhecido também como hormônio da alegria.

Além de serem extremamente benéficos para a nossa saúde física, ainda proporcionam o bem-estar emocional também.

Além de serem uma maneira de prevenção e tratamento contra transtornos mentais, como depressão e ansiedade, podendo atuar como um complemento para aqueles que fazem o uso de alguma medicação.

Exercícios e autoestima

Você sabe por que a nossa autoestima e autoconfiança aumentam tanto com a prática regular de exercícios físicos?

Isso acontece porque a prática de exercícios promove muitas sensações boas, que trazem efeitos psicológicos, e eles automaticamente são potencializados, justamente pela Endorfina.

Podendo melhorar o humor, diminuir estresse, ansiedade, depressão e a insegurança, que são os agentes causadores da baixa autoestima.

Além disso, os exercícios podem modificar a maneira como nos olhamos. Podemos não atingir o objetivo visual, como emagrecer ou criar massa magra, por exemplo.

Mas começando um exercício, nós já começamos a ter outra percepção sobre nós mesmos, uma percepção positiva.

E quando estamos com autoestima alta e com autoconfiança, as coisas fluem melhor, seja no trabalho ou na vida pessoal, não é mesmo?

Então, a prática regular de exercícios traz diversos benefícios para a saúde mental, e ainda mais, você não precisa pegar pesado, e ser fanático de academia para sentir os efeitos!

Exercícios e saúde mental

Ao contrário do que muitos pensam, a prática de exercícios físicos é fundamental no tratamento da saúde mental, diminuindo os riscos ou potencializando o tratamento de estresse, depressão, ansiedade e muitos outros transtornos mentais.

Mas ele reage no corpo de maneiras diferentes para cada transtorno, vamos ver a seguir.

Depressão:

Alguns estudos comprovam que a prática de exercícios pode agir melhor do que medicações em casos de depressão leve e moderada, e o melhor, sem efeitos colaterais!

Inclusive, manter uma rotina de treinos ajuda a não voltarem com a doença.

Além disso, a prática de exercícios pode funcionar como distração, para que você saia dos pensamentos negativos que alimentam esse transtorno. O que pode te ajudar em vários aspectos, como mudanças cerebrais.

Ansiedade:

O exercício físico para pessoas que sofrem com ansiedade, ajuda a controlá-la, uma vez que enquanto você o pratica, você pode praticar o seu cérebro também.

Para controlar a ansiedade, geralmente analisamos tudo que está em nossa volta, focando em melhorar o seu controle.

Uma vez que você pratica exercícios físicos, você pode notar coisas que estão “fora do seu cotidiano”, como os seus passos, pulos, ritmo da respiração e sensação do vendo.

Além de relaxar os músculos, que se contraem devido ao estresse.

Tudo isso faz com que você foque a sua atenção em outras coisas, que não sejam as preocupações constantes que vêm a sua cabeça. Será um momento de relaxamento!

TDAH:

Com a prática de exercícios, você pode melhorar o humor, a concentração, a memória e até mesmo a sua motivação, considerando que a atividade física também aumenta os níveis de dopamina e serotonina.

Quando esses hormônios estão baixos, são prejudiciais na sua atenção, foco, concentração e motivação.

Assim, a prática de exercícios, funciona da mesma maneira que os remédios utilizados nesse caso.

Muitas vezes as pessoas se deixam levar e procuram remédios para curar a sua saúde, remédios com compostos químicos nada naturais.

Mas muitos casos podem ser curados com a prática regular de exercícios físicos, sem que precisem passar pelos efeitos colaterais, tendo apenas benefícios com essa realização.

Você sabia disso? Compartilhe com alguém que precisa saber!

Não deixe de acessar o nosso Instagram para acompanhar o nosso trabalho de perto

E não deixe de conhecer o nosso Estilo 381 para ficar ainda mais motivado!

Até o próximo

atendimento
381
Olá!
Caso precise de ajuda ou tenha alguma dúvida estamos a disposição.
Basta mandar uma mensagem.