Exercícios Funcionais para fazer em casa

Todos sabemos a importância de manter uma rotina saudável e ativa, mas muitas pessoas não conseguem encontrar tempo para ir à uma academia, ou até mesmo sentem vergonha de realizar exercícios em um ambiente repleto de pessoas.

Esses exercícios vêm ganhando muito reconhecimento dentro e fora da academia.

Mas tudo tem solução, não é mesmo? Principalmente depois do ano de 2020, com a Pandemia, as pessoas têm procurado muito mais por exercícios funcionais para fazer em casa.

Afinal, eles são perfeitos para quem busca perder peso, melhorar o condicionamento físico e até mesmo amenizar dores.

Eles podem sim ser feitos dentro de casa, otimizando tempo, e mantendo a rotina de hábitos saudáveis.

Nesse artigo falaremos tudo que você precisa saber sobre treinamentos e exercícios funcionais, então fique até o final para não perder nada.

Treino funcional – O que é e para que serve?

Começando dos princípios, você sabe o que é um treino funcional, para que ele serve ou o que difere ele de outros treinos?

Eles são, nada mais nada menos do que uma classificação de exercícios que tem como objetivo treinar o corpo para capacidades funcionais, ou seja, preparar o corpo para realizar tarefas do dia a dia, como agachar, empurrar, correr, levantar, saltar…

Esse tipo de exercício serve para exercitar todo o corpo, não apenas uma região, como glúteos, pernas ou abdômen. Eles vão fortalecer os músculos de forma uniformizada.

Assim, você consegue desenvolver mais equilíbrio, força, coordenação e até mesmo flexibilidade. E ainda mais ideal para quem procura perder peso, além de reduzir o estresse e ansiedade, melhorando a postura e aceleração do metabolismo.

O resultado é certo com os exercícios funcionais. Claro que apenas se houver muita dedicação. Nunca subestime os treinamentos funcionais.

Além disso, é um tipo de exercício que utiliza o peso do próprio corpo, justamente por isso você pode utilizar qualquer ambiente.

Geralmente, as sequências desses exercícios incluem repetições lentas, para promover a conscientização do movimento, evitando assim, possíveis lesões.

É muito importante aprender o movimento, antes de realizá-lo com mais frequência, por isso, certifique-se de que aquele movimento está realmente correto, para que você prossiga para os próximos passos.

É possível ganhar massa com treino funcional?

Essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem, mas será que é mesmo possível definir o corpo com treinos funcionais?

A resposta para essa pergunta é sim! Um dos benefícios do treinamento funcional é o ganho de massa, desde que o exercício seja feito com muito empenho e dedicação.

Isso acontece devido a hipertrofia gerada. E mais um dos benefícios desse tipo de treino, é que você vai gerar uma hipertrofia harmônica, ou seja, mantendo a harmonia do corpo, sem exercitar mais os membros superiores, ou inferiores, e sim os dois juntos.

É claro, que para isso, você também terá que aumentar a carga, não dependendo somente do peso do seu corpo. Além disso, muitas outras etapas são importantes para a tão sonhada definição do corpo.

Principalmente a alimentação, esse é um dos fatores mais importantes, fique atento!

O treinamento funcional é uma das atividades mais completas para garantir um bom condicionamento físico para as atividades diárias e pode sim ser substituído pela musculação para quem deseja ganhar massa muscular.

O aumento de carga é de extrema importância nesse caso, pois nosso corpo necessita vencer resistências progressivas, conforme ele vai se adaptando ao estímulo da atividade.

Nele, você pode utilizar fitas de suspensão, elásticos, bolas, cordas, cones, hastes, discos, dentre outros acessórios.

Então, para conquistar o objetivo do ganho de massa, é preciso se atentar aos hábitos, como a frequência dos exercícios, alimentação, e o mais importante, o descanso.

Para quem é indicado o treino funcional?

Antes de mais nada, já me adianto que a resposta para essa pergunta é “para todos”.

Isso mesmo, o treino funcional é indicado para todos, todas as idades, desde crianças até idosos, desde sedentários até atletas.

O treinamento funcional tem uma importância enorme para qualquer indivíduo, atingindo-os de maneiras diferentes.

Ele é muito indicado para quem quer começar uma atividade física, não gosta ou não pode realizar exercícios de musculação. E até mesmo para quem pretende complementar o treino, no caso de atletas.

Também é uma boa opção para quem prefere treinos mais rápidos, dinâmicos e divertidos. Podendo ser de maneira individual ou em grupos, que também é excelente para quem procura contato social.

Os exercícios em casa são indicados para quem quer emagrecer, melhorar condicionamento, começar a treinar e até mesmo complementar um treino.

Para aqueles que pretendem começar, tomem cuidado com o tipo de exercício realizado, para não terem problemas de futuras lesões. Respeite o seu corpo e deixe-o se acostumar.

Os exercícios em em casa tem o mesmo efeito de um treino funcional em um centro de treinamento?

Isso vai depender de qual objetivo você quer gerar com ele, e qual treinamento você está realizando, mas em geral, sim!

Muitas vezes, praticar esses exercícios em casa, é a maneira que a pessoa encontra de se manter ativa e buscar os resultados, e não tem problema nenhum. O lugar de realização dos exercícios, não vai interferir os seus resultados, desde que seja um espaço onde você possa se movimentar sem restrições.

Mas desde que esteja se empenhando e se dedicando ao que foi passado, o treino funcional feito em casa, tem sim o mesmo efeito e resultado.

Lembrando que é sempre muito importante ter um acompanhamento profissional, para evitar complicações.

Com o nosso curso de treinamento em casa, os seus resultados são garantidos, e você pode fazer a qualquer hora, de qualquer lugar.

Os melhores exercícios para fazer em casa sem precisar de equipamento!

Depois de toda explicação sobre os exercícios em casa, podemos concluir que eles podem te ajudar a manter uma rotina saudável, aliviando estresse, ansiedade, dores e proporcionando uma melhora na sua qualidade de vida.

Além disso, ainda é possível utilizar de utensílios domésticos para a melhor execução desses exercícios, como a cadeira, garrafinha d’agua, e até mesmo o seu sofá pode servir de utensílio para o seu treinamento.

Então, hoje em dia se tornou muito fácil adquiri a vida saudável.

Listamos alguns exercícios que podem ser feitos sem utensílios e que trazem um excelente resultado quando executados da maneira correta.

  1. Agachamento, que depois de um certo período de tempo, pode ser feito com cargas.
  2. Afundo, também é possível executar com cargas
  3. Polichinelo, são excelentes, principalmente para quem procura melhorar a frequência cardiorrespiratória.
  4. Flexões, as flexões são importantíssimas para o crescimento harmônico do corpo.
  5. Abdominais, lembrando que é preciso alternar o tipo de abdominal, para atingir toda a região do abdômen.

Gostou do conteúdo? Envie para alguém que precisa saber disso!

Você quer treinarem casa mas não sabe como fazer o exercício? A 381 tem um treino on-line onde você consegue fazer todos os treinos sem sair de casa e sem precisar de nenhum tipo equipamento.

Vem para a 381!

Acesse o nosso Instagram para ficar ligado de tudo!

Tudo que você precisa saber sobre Crossfit – o que é e para quem é indicado

O crossfit é uma modalidade muito procurada nos dias de hoje, tomou uma proporção muito grande no mundo fitness. Apesar de ser muito conhecida, poucas pessoas realmente sabem o que é o Crossfit, para que serve e muito menos para quem é indicado. Essa modalidade pode...

Como escolher a melhor academia para os seus treinos? 

Hoje em dia, o cuidado com a saúde tem tomado uma enorme proporção, principalmente quanto aos treinos e dieta. E com esse crescimento vieram as dúvidas. Como escolher a melhor academia para os treinos? É importante lembrar que cada pessoa tem um treino diferente, que...

Treinos Funcionais

Com certeza você já ouviu falar dos famosos treinos funcionais. Eles se tornaram ainda mais conhecidos no ano de 2020, com a entrada da pandemia. Essa foi a solução que muitas pessoas adotaram para se manterem ativas. Isso porque é um tipo de treinamento que pode ser...

Aulas de Muay Thai funcional

Não é novidade que manter uma rotina saudável e ativa é muito importante, mas a maioria das pessoas não consegue manter essa rotina, porque não conseguem sentir prazer nos exercícios que realizam. Por isso é importante que você encontre algo que faça você se sentir...

Como ganhar massa magra?

Atualmente, a busca por perda de peso tem tomado um espaço enorme, contudo não são todas as pessoas que conseguem atingir esse objetivo. Você sabe por quê? Porque o segredo não está apenas na execução do exercício, ele está na importância do ganho de massa magra. Como...

A importância da atividade física na vida do ser humano

A importância da atividade física, na vida do ser humano é algo que muitos falam. Todos sabem que é importante, mas são poucos os que se importam.  Isso com base em pesquisas e no número populacional, tanto do brasil quanto do mundo. Atualmente, mesmo a população...

Qual a influência dos alimentos nos exercícios físicos?

Antes de mais nada, é importante destacar que não é de hoje que os médicos alertam sobre a importância de uma boa alimentação e uma rotina saudável para a nossa saúde. Para isso, devemos ter uma rotina de treinos, como a rotina de treino funcional da 381! Frases como...

Entenda a influência dos Exercícios Físicos na sua Autoestima e Saúde Mental

Muitos sabem que a prática de exercícios físicos ajuda na saúde e libera endorfina, que é um hormônio do corpo humano responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar, gerando alívio e relaxamento. Esse hormônio é conhecido também como hormônio da...

Como Sair do Sedentarismo?

Vencer o sedentarismo não é algo fácil, mas com a nossa ajuda, você consegue! Além disso, não está cansado de não conseguir cuidar da sua saúde? Mas não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar! Todos sabemos que é muito difícil sair de uma zona de conforto, e...

Benefícios dos exercícios físicos

Se você entender a fundo os benefícios dos exercícios físicos, você com certeza vai passar a tratá-los como prioridade em sua vida. Você sabia que alguns fatores como dores nas costas e até mesmo insônia podem estar diretamente relacionados a falta de exercício...

FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE!

4 + 12 =

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar