Treinos Funcionais

Com certeza você já ouviu falar dos famosos treinos funcionais. Eles se tornaram ainda mais conhecidos no ano de 2020, com a entrada da pandemia. Essa foi a solução que muitas pessoas adotaram para se manterem ativas.

Isso porque é um tipo de treinamento que pode ser feito em qualquer lugar, não se limita  a equipamentos, máquinas e nem um a espaço grande. Apesar de poder ser feito com pesos e equipamentos, é possível personalizar os pesos, utilizando garrafas d’água e até mesmo cabos de vassoura.

É um tipo de treino extremamente acessível e perfeito para quem procura iniciar ou até mesmo complementar a rotina de treino.

Esse treino consiste em um método mais dinâmico do que os treinos convencionais de musculação, justamente porque ele consegue mesclar todas as capacidades utilizadas, em atividad.

Usando o peso do próprio corpo, e focando não só em um grupo muscular em específico, mas em todos os músculos.

Trabalhar apenas um músculo por vez é muito comum em academias de musculação, e não são feitos muitos exercícios, apenas os que trabalharão o musculo do dia. Contudo, os exercícios funcionais acabam sendo mais completos.

Justamente porque utiliza-se  diversos músculos simultaneamente com ativações diferentes. Trabalhando, assim, com a força muscular, a flexibilidade, mobilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

Os exercícios no geral podem ser, lentos, para focar em otimizar o movimento, e alguns exercícios mais rápidos, para provocar no reflexos e agilidade do aluno. Por isso, é necessário certificar-se de que o exercício está sendo feito corretamente. Para que não haja risco de lesões.

Você pode fazer isso, com a supervisão de um profissional da educação física, por exemplo.

Agora vamos abordar um pouco mais a fundo esse assunto. E vamos a primeira questão que as pessoas sempre fazem:

Diferença entre treinos funcionais e treinos de academia convencional

Começando pela principal diferença,na academia, a utilização de aparelhos como e cargas são fundamentais, sem eles não há treino. No caso dos treino funcionais, por exemplo. Essa limitação não existe, pois, a performance de treino só depende de você e de seu professor.

Os treinos funcionais podem sim andar juntamente com a musculação, trazendo como resultado a definição e consciência corporal, que é oferecida pela junção dos dois.

Então, o objetivo maior da musculação é trazer a hipertrofia, de maneira intensa e mais rápida. E o funcional, além de gerar hipertrofia, mesmo que mais leve, traz mais força especifica, equilíbrio, flexibilidade e agilidade.

Isso acontece, pois, o treino funcional existe para desenvolver funcionalidade para os movimentos do seu corpo, enquanto a musculação foca apenas no fortalecimento de músculos e desenvolvimento de massa magra.

Exemplos comuns de movimentos funcionais: pular, correr, puxar, agachar, girar, empurrar, todos com uma intensidade maior do que as que costumamos realizar no dia a dia, claro.

Esse tipo de treino, leva a uma definição mais homogênea do corpo, sem que haja diferença entre os membros superiores ou inferiores, por exemplo.

Já a musculação trabalha com um músculo isolado , para definir esse músculo em específico.

Muitas vezes, apenas com a musculação, é possível que o corpo fique desproporcional. No caso, membros inferiores maiores do que os superiores, ou ao contrário. Isso devido a concentração maior de treinos em um grupo só, deixando os demais destreinados.

Mas nesse caso, o condicionamento físico já não é mais o foco, e sim a musculatura do corpo, ou seja, a estética apenas e não a funcionalidade dele.

Vantagens do treino funcional

Agora que já falamos sobre o foco dos treinos funcionais, vamos falar um pouco sobre as vantagens.

Além de, ajudar o seu corpo a funcionar melhor em sua rotina, como o seu metabolismo. Ele traz uma série de benefícios percebidos ao longo de sua jornada.

Além de tonificar o músculo, o treino funcional tem uma complexidade tão grande, que consegue envolver diversas capacidades físicas e gastando muito mais energia. Confira abaixo as principais capacidades que se aplica ao desenvolvimento deste treino. Mas ainda conseguimos citar enormes diferenças, como:

  • Fortalecimento muscular
  • Melhora a postura
  • Ameniza as dores nas costas
  • Traz harmonia ao corpo ( de forma estética e na sua funcionalidade)
  • Melhora a condição cardiorrespiratória
  • Equilíbrio e coordenação motora
  • Flexibilidade
  • Treino mais dinâmico

Para quem é indicado

Como dito anteriormente, o treino funcional pode ser visto tanto como um complemento, quanto um botão de início para quem está começando agora.

Isso porque, para as pessoas que estão começando, apenas o peso do corpo, e movimentos naturais são ideais. Agora, para pessoas que buscam melhorar a performance como atletas, ou praticantes de musculação  que procuram definir melhor os músculos e seu desempenho, o funcional também serve.

Em questão de idade, ele é indicado para qualquer idade, desde crianças, até idosos, por não ser um treino muito pesado, com cargas que podem gerar algum risco para a saúde física e adaptável.

E agora, qual treinamento é o perfeito para você?

Entre em contato com a 381 para descobrir!

Acesse o nosso Instagram para acompanhar o nosso trabalho!

E leia também: “Como sair do Sedentarismo?”

Tudo que você precisa saber sobre Crossfit – o que é e para quem é indicado

O crossfit é uma modalidade muito procurada nos dias de hoje, tomou uma proporção muito grande no mundo fitness. Apesar de ser muito conhecida, poucas pessoas realmente sabem o que é o Crossfit, para que serve e muito menos para quem é indicado. Essa modalidade pode...

Como escolher a melhor academia para os seus treinos? 

Hoje em dia, o cuidado com a saúde tem tomado uma enorme proporção, principalmente quanto aos treinos e dieta. E com esse crescimento vieram as dúvidas. Como escolher a melhor academia para os treinos? É importante lembrar que cada pessoa tem um treino diferente, que...

Aulas de Muay Thai funcional

Não é novidade que manter uma rotina saudável e ativa é muito importante, mas a maioria das pessoas não consegue manter essa rotina, porque não conseguem sentir prazer nos exercícios que realizam. Por isso é importante que você encontre algo que faça você se sentir...

Como ganhar massa magra?

Atualmente, a busca por perda de peso tem tomado um espaço enorme, contudo não são todas as pessoas que conseguem atingir esse objetivo. Você sabe por quê? Porque o segredo não está apenas na execução do exercício, ele está na importância do ganho de massa magra. Como...

Exercícios Funcionais para fazer em casa

Todos sabemos a importância de manter uma rotina saudável e ativa, mas muitas pessoas não conseguem encontrar tempo para ir à uma academia, ou até mesmo sentem vergonha de realizar exercícios em um ambiente repleto de pessoas. Esses exercícios vêm ganhando muito...

A importância da atividade física na vida do ser humano

A importância da atividade física, na vida do ser humano é algo que muitos falam. Todos sabem que é importante, mas são poucos os que se importam.  Isso com base em pesquisas e no número populacional, tanto do brasil quanto do mundo. Atualmente, mesmo a população...

Qual a influência dos alimentos nos exercícios físicos?

Antes de mais nada, é importante destacar que não é de hoje que os médicos alertam sobre a importância de uma boa alimentação e uma rotina saudável para a nossa saúde. Para isso, devemos ter uma rotina de treinos, como a rotina de treino funcional da 381! Frases como...

Entenda a influência dos Exercícios Físicos na sua Autoestima e Saúde Mental

Muitos sabem que a prática de exercícios físicos ajuda na saúde e libera endorfina, que é um hormônio do corpo humano responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar, gerando alívio e relaxamento. Esse hormônio é conhecido também como hormônio da...

Como Sair do Sedentarismo?

Vencer o sedentarismo não é algo fácil, mas com a nossa ajuda, você consegue! Além disso, não está cansado de não conseguir cuidar da sua saúde? Mas não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar! Todos sabemos que é muito difícil sair de uma zona de conforto, e...

Benefícios dos exercícios físicos

Se você entender a fundo os benefícios dos exercícios físicos, você com certeza vai passar a tratá-los como prioridade em sua vida. Você sabia que alguns fatores como dores nas costas e até mesmo insônia podem estar diretamente relacionados a falta de exercício...

FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE!

5 + 2 =

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar