Tudo que você precisa saber sobre Crossfit – o que é e para quem é indicado

O crossfit é uma modalidade muito procurada nos dias de hoje, tomou uma proporção muito grande no mundo fitness.

Apesar de ser muito conhecida, poucas pessoas realmente sabem o que é o Crossfit, para que serve e muito menos para quem é indicado. Essa modalidade pode ser extremamente perigosa, e requere condicionamento resistência.

Ao contrário do que muitos pensam, existem sim pessoas que são indicadas e pessoas que não são indicadas, assim como todas as modalidades de academias e esportes.

No entanto, conhecendo mais a fundo o Crossfit, podemos concluir que ele traz inúmeros benefícios para o corpo de quem pratica. E a sua principal diferença é a não rotina.

Por mais que você treine Crossfit todos os dias, não realizará o mesmo treino nenhum dia da semana, diferente dos treinos de academia. Isso faz com que o seu corpo treine sempre algo diferente, e é justamente isso que faz o seu corpo criar resistência.

Em conclusão, O Crossfit tem a intenção de desenvolver altos níveis de condicionamento físico, contendo exercícios variados, não sendo específico de uma modalidade, e de elevada intensidade.

Ele trabalha:

  • Potência;
  • Flexibilidade;
  • resistência cardiovascular e respiratória;
  • Coordenação;
  • Velocidade;
  • Força;
  • Equilíbrio;
  • Precisão;
  • Agilidade.

E por isso é muito procurado, principalmente por atletas. Então, vamos conhecer mais sobre o Crossfit nesse artigo.

O que é Crossfit?

Antes de mais nada, vamos entender a fundo o que é o crossfit.

O Crossfit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o condicionamento físico, e principalmente a resistência muscular.

Você pode alcançar esses objetivos por meio de uma combinação de exercícios funcionais, ou seja, exercícios realizados no dia a dia – como pular, descer e subir escadas – e aeróbicos realizados com uma intensidade alta. E isso traz diversos benefícios para a saúde.

Como dito, a diferença do Crossfit, é que ele não foca em um só músculo, por exemplo, e nem um mesmo exercício durante a semana. Então por mais que você treine todos os dias, os treinos ainda variam.

Além disso, os movimentos são de alta intensidade, que melhora o condicionamento físico, ganho de massa muscula, força, e o que mais procuram, definição muscular. Além de trazer benefícios para a mente, é claro, afinal o crossfit libera muitos hormônios relacionados a felicidade e bem-estar.

Então, o crossfit é sim importante, e pode ser base para outras modalidades, como a corrida, ciclismo e até mesmo para os surfistas.

Ma é preciso tomar muito cuidado com essa modalidade. É essencial que essa modalidade tenha a orientação de um profissional, evitando possíveis lesões. Isso porque são movimentos de alta intensidade, então qualquer movimento errado, pode prejudicar a saúde do seu corpo.

Com um profissional, dificilmente ocorrerão lesões ou machucados. E ainda mais importante é consultar um médico antes mesmo de iniciar a praticar essa modalidade, avaliando assim o estado geral de saúde da pessoa, verificando se a pessoa está apta ou não.

Para quem é indicado o Crossfit?

O Crossfit, no geral, não apresenta contraindicações. Qualquer pessoa pode realizar esse exercício, exceto pessoas com:

  • Problemas na coluna
  • Gestantes ou Pós-parto
  • Pessoas com problemas cardiovasculares

Se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias, então você pode sim fazer crossfit!

Se você deseja melhorar a sua saúde, estética e condicionamento físico, o Crossfit é altamente indicado para você!

Principalmente para você que gosta de desafios, e gosta de se colocar sempre ao limite, o Crossfit pode ser algo que você realmente gosta. E o melhor é realizar exercícios que você se identifica.

Enfim, indicamos essa modalidade para qualquer pessoa, independente de porte físico, sedentário ou não, faixa etária ou nível atlético.

Benefícios do Crossfit

O Crossfit pode trazer diversos benefícios para a saúde, se feito da maneira correta, é claro. Para adquirir esses benefícios é fundamental que você tenha o acompanhamento de um profissional.

São os benefícios que você pode aproveitar:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Maior capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminuição do estresse e ansiedade, promovendo sensação de bem-estar e aumento da auto-estima;
  • Fortalecimento e resistência muscular;
  • Tonificação dos músculos,
  • Ganho de massa magra e perda de gordura;
  • Previne lesões devido ao aumento da massa muscular;
  • Incentivo entre as pessoas que realizam o mesmo treino.

Gostou desse conteúdo? Então compartilha com alguém que está pensando em fazer Crossfit!

Como escolher a melhor academia para os seus treinos? 

Hoje em dia, o cuidado com a saúde tem tomado uma enorme proporção, principalmente quanto aos treinos e dieta. E com esse crescimento vieram as dúvidas. Como escolher a melhor academia para os treinos? É importante lembrar que cada pessoa tem um treino diferente, que...

Treinos Funcionais

Com certeza você já ouviu falar dos famosos treinos funcionais. Eles se tornaram ainda mais conhecidos no ano de 2020, com a entrada da pandemia. Essa foi a solução que muitas pessoas adotaram para se manterem ativas. Isso porque é um tipo de treinamento que pode ser...

Aulas de Muay Thai funcional

Não é novidade que manter uma rotina saudável e ativa é muito importante, mas a maioria das pessoas não consegue manter essa rotina, porque não conseguem sentir prazer nos exercícios que realizam. Por isso é importante que você encontre algo que faça você se sentir...

Como ganhar massa magra?

Atualmente, a busca por perda de peso tem tomado um espaço enorme, contudo não são todas as pessoas que conseguem atingir esse objetivo. Você sabe por quê? Porque o segredo não está apenas na execução do exercício, ele está na importância do ganho de massa magra. Como...

Exercícios Funcionais para fazer em casa

Todos sabemos a importância de manter uma rotina saudável e ativa, mas muitas pessoas não conseguem encontrar tempo para ir à uma academia, ou até mesmo sentem vergonha de realizar exercícios em um ambiente repleto de pessoas. Esses exercícios vêm ganhando muito...

A importância da atividade física na vida do ser humano

A importância da atividade física, na vida do ser humano é algo que muitos falam. Todos sabem que é importante, mas são poucos os que se importam.  Isso com base em pesquisas e no número populacional, tanto do brasil quanto do mundo. Atualmente, mesmo a população...

Qual a influência dos alimentos nos exercícios físicos?

Antes de mais nada, é importante destacar que não é de hoje que os médicos alertam sobre a importância de uma boa alimentação e uma rotina saudável para a nossa saúde. Para isso, devemos ter uma rotina de treinos, como a rotina de treino funcional da 381! Frases como...

Entenda a influência dos Exercícios Físicos na sua Autoestima e Saúde Mental

Muitos sabem que a prática de exercícios físicos ajuda na saúde e libera endorfina, que é um hormônio do corpo humano responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar, gerando alívio e relaxamento. Esse hormônio é conhecido também como hormônio da...

Como Sair do Sedentarismo?

Vencer o sedentarismo não é algo fácil, mas com a nossa ajuda, você consegue! Além disso, não está cansado de não conseguir cuidar da sua saúde? Mas não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar! Todos sabemos que é muito difícil sair de uma zona de conforto, e...

Benefícios dos exercícios físicos

Se você entender a fundo os benefícios dos exercícios físicos, você com certeza vai passar a tratá-los como prioridade em sua vida. Você sabia que alguns fatores como dores nas costas e até mesmo insônia podem estar diretamente relacionados a falta de exercício...

FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE!

6 + 8 =

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar